Antoine Jean-Baptiste Marie Roger
Foscolombe, Conde de Saint-Exupéry, popularmente conhecido como Antoine de
Saint-Exupéry (Lyon, 29 de junho de 1900 — litoral sul da França, 31 de julho
de 1944) foi um escritor, ilustrador e piloto francês, terceiro filho do conde
Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe.
Interessado em mecânica, estudou no colégio jesuíta de Notre-Dame, em Mans, de 1909 a 1914. Neste ano, juntamente com seu irmão François, transfere-se para o colégio dos Marianistas, na Suíça, onde permanece até 1917. Em abril de 1921, inicia o serviço militar no 2º Regimento de Aviação de Estrasburgo, depois de reprovado nos exames para admissão da Escola Naval.
Em 17 de junho, obtém em Rabat,
para onde fora mandado, o brevê de piloto civil. Em 1922, já é piloto militar
brevetado, com o posto de subtenente da reserva. Em 1926, recomendado por
amigo, o Abade Sudour, é admitido na Sociedade Latécoère de Aviação , onde
começa então sua carreira como piloto de linha, voando entre Toulouse,
Casablanca e Dacar, na mesma equipe dos pioneiros Vacher, Mermoz, Guillaumet e
outros. Foi por essa época, quando chefiou o posto de cabo Juby, no sul de
Marrocos e uma colónia espanhola, que os mouros lhe deram o cognome de senhor
das areias. Ficou 18 meses no Cabo Juby, durante os quais escreveu o romance
Courrier sud ("Correio do Sul") e negociou com as tribos mouras a
libertação de pilotos que tinham sido detidos após acidentes ou aterragens
forçadas.
Após quase 25 meses na América do
Norte, Saint-Exupéry retornou à Europa para voar com as Forças Francesas Livres
e lutar com os Aliados num esquadrão do Mediterrâneo. E com 43 anos, ele era
mais velho que a maioria dos homens designados para funções, e sofria de dores,
devido às suas muitas fraturas. Ele foi designado com um grupo de pilotos para
pilotar aviões P-38 Lightning.
A última tarefa de Saint-Exupéry foi recolher informação sobre os movimentos de tropas alemãs em torno do Vale do Ródano antes da invasão aliada do sul da França. Em 31 de julho de 1944, ele partiu de uma base aérea na Córsega e não retornou. Uma mulher relatou ter visto um acidente de avião por volta do meio-dia de 1 de agosto perto da Baía de Carqueiranne, Toulon. Um corpo não identificável usando cores francesas foi encontrado vários dias depois a leste do arquipélago Frioul ao sul de Marselha e enterrado em Carqueiranne em setembro.
O alemão Horst Rippert assumiu ser o autor dos tiros responsáveis pela queda do avião e disse ter lamentado a morte de Saint-Exupéry. Em 3 de novembro, em homenagem, recebeu as maiores honras do exército. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram achados a poucos quilômetros da costa de Marselha. Seu corpo não foi encontrado.
As suas obras são caracterizadas por alguns elementos como a aviação e a guerra. Também escreveu artigos para várias revistas e jornais da França e outros países, sobre muitos assuntos, como a guerra civil espanhola e a ocupação alemã da França.
O romance mostra uma profunda mudança de valores, e sugere ao leitor quão equivocados podem ser os nossos julgamentos, e como eles podem nos levar à solidão. O livro nos leva à reflexão sobre a maneira de nos tornarmos adultos, entregues às preocupações diárias, e esquecidos da criança que fomos e somos.
“Aqueles
que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si,
levam um pouco de nós.”
“A
perfeição não é alcançada quando não há mais nada a ser incluído, mas sim
quando não há mais nada a ser retirado.”
“Só
se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.”
Obras do autor:
L'Aviateur (O aviador) - 1926
Courrier sud (Correio do Sul) -
1929
Vol de nuit (Voo Noturno) - 1931
Terre des hommes (Terra dos
Homens) - 1939
Pilote de guerre (Piloto de Guerra)
- 1942
Le Petit Prince (Brasil: O
Pequeno Príncipe /Portugal: O Principezinho) - 1943
Lettre à un otage (Carta a um
refém) - 1943/1944
Citadelle (Cidadela) — póstuma,
1948
https://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_de_Saint-Exup%C3%A9ry
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