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Realizar um Trabalho Escrito

 Guião - Como realizar um trabalho escrito

 

Realizar um trabalho escrito é pegar num tema, clarificá-lo e tomar uma posição sobre o mesmo.

Para isso, deve-se utilizar bibliografia adequada. 

 Quando é pedido a um aluno que realize um trabalho, supõe-se que demonstre competências nos domínios de: 

- Recolha de informação (capacidade de pesquisa, de leitura e de síntese); 

- Tratamento rigoroso da informação (saber citar um texto de outrem, etc);

- Organização da informação; 

- Apresentação do trabalho de acordo com as regras estabelecidas.  

 Seguem-se as etapas que qualquer aluno terá que atravessar para realizar um bom trabalho escrito de pesquisa.

 1ª Etapa: a escolha do tema 

 Quando o trabalho é proposto pelo professor, o aluno tem de compreender muito bem o tema que se pretende: o tema tem que ser bem definido. 

Quando o trabalho é da livre iniciativa do aluno, este deve escolher o tema tendo em conta três critérios fundamentais: 

 - A capacidade individual não deve escolher tarefas superiores às suas capacidades;

 - As fontes de consulta - é necessária a existência de documentação para consulta e se esta está ou não acessível; 

 - O tempo que dispõe se o tempo for curto, há necessidade de limitar a investigação;

 - Se o aluno souber com rigor o que se pretende com o trabalho, evitará atrapalhações e dificuldades na sua elaboração;

 - Deverá escolher um tema que vá de encontro aos seus interesses.

 2ª Etapa: recolha de informação 

Uma vez escolhido o tema que o aluno vai abordar, este deve começar por saber que obras tratam desse tema e se estão à sua disposição (bibliotecas, livrarias, etc...). 

As fontes de informação mais acessíveis são as obras escritas que o aluno tem ao seu dispor na biblioteca da escola. Para recolha dessa informação existem três fontes essenciais: 

- Dicionários: definem o sentido das palavras; 

- Enciclopédias: oferecem uma visão geral do assunto; 

- Livros especializados: desenvolvem os temas.

No entanto, existem outras fontes que podem ser consultadas: 

 - Meios de comunicação: jornais, revistas, internet;

- Entrevistas diretas a pessoas competentes na matéria; 

- Visitas de estudo…

Quando existem muitas fontes que o aluno pode consultar põe-se a pergunta: 

Por onde começar? 

Deve-se sempre começar pela consulta de uma obra de informação geral sobre o tema, por exemplo uma enciclopédia ou um manual. 

A recolha de informação poderá ser feita através de: 

- Tomada de notas 

- Pequenos resumos 

- Palavras-chave 

- Esquemas/mapas 

3º Etapa: o plano do trabalho

Depois de reunida toda a informação, é conveniente elaborar um plano do trabalho para evitar que este seja vago e confuso porque não existiu uma ordenação das ideias. 

Deste plano resultará: 

 A divisão do trabalho em capítulos e/ou subcapítulos;

 Os aspetos ou ideias que se vão apresentar.

A informação deve ser selecionada conforme o tema em estudo. Deverá ser eliminada toda a informação supérflua e confusa e a isto chama-se filtragem da informação. 

Após a filtragem, é necessário ordenar as ideias. Ordenar é "arrumar" as informações numa sequência lógica. Para tal, pode -se fazer um índice esquemático ou uma lista de palavras ou ideias-chave. 

Este plano do trabalho poderá ser alterado durante a elaboração do trabalho. 

De acordo com o plano, procuram-se as informações nas fontes já citadas. 

Feito este plano, poder-se-á estabelecer uma calendarização provisória. Para isso consulta o final desta ficha. 

4º Etapa: redação do trabalho

Se foi feito um bom plano, a redação do trabalho será muito mais fácil. 

Eis algumas sugestões que deves ter em conta quando redigires o trabalho: 

- Nunca utilizes termos ou conceitos sem os definires; 

- Procura utilizar frases afirmativas em vez de frases negativas;

- Constrói frases curtas; 

- Procura que cada parágrafo corresponda a apenas uma ideia; 

- Procurar espaçar as linhas, sem exagerar, a fim de facilitar a leitura;

- Deverás utilizar o itálico ou o sublinhado nos seguintes casos: títulos de livros, poesias, filmes, canções, peças de teatro e obras de arte; palavras estrangeiras; 

Frases ou palavras que queiras evidenciar. 

De um modo geral, um trabalho escrito deverá conter por esta ordem: capa, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexo (facultativo). 

CAPA

A capa é a montra do teu trabalho. É a primeira imagem que surge associada ao teu trabalho e não te esqueças: a primeira impressão conta muito. A capa pode ser simples (só com os elementos essenciais - nome da escola, título do trabalho, nome da disciplina, identificação do aluno - nome, ano, turma, número - e data) ou pode conter desenhos, gravuras e fotografias alusivas ao seu conteúdo.  

FOLHA DE ROSTO

É a folha que vem logo depois da Capa e apresenta uma identificação mais detalhada sobre o Trabalho, nomeadamente: 

- O nome da Escola;

- A disciplina a que se destina o trabalho e o nome do professor;

- O título do trabalho; 

- O nome dos autores, ano, turma e número;

- Data e ano letivo. 

SUMÁRIO/ÍNDICE 

Aqui são listados com numeração todos os títulos e subtítulos que utilizaste ao longo do trabalho.

Deves indicar a página correspondente a cada um de acordo com a paginação geral do trabalho, que é iniciada na página de rosto e que corresponde à página 1. 

Usando o Word para criar índices: utiliza o Índice automático.

Podes/deves criar um índice de ilustrações/ figuras; de gráficos; de tabelas; de abreviaturas e de siglas.

CORPO DO TRABALHO

INTRODUÇÃO 

Na introdução, informa-se o leitor sobre o tema que se vai tratar e como se vai tratá-lo. Pode-se também referir os motivos da escolha do tema, as dificuldades encontradas para o estudar e as vantagens de estudar o assunto, bem como outras informações que se considerem importantes. 

DESENVOLVIMENTO 

O desenvolvimento ou corpo do trabalho é a sua parte central. Deve ser redigido em texto e não por tópicos e pode ser ilustrado. Pode dividir-se em várias partes (capítulos ou subcapítulos). Este texto é escrito tendo por base as informações recolhidas. Podem ser feitas citações dos autores consultados. As citações devem ser curtas e devem estar bem destacadas entre aspas. 

Exemplo: "As armas e os barões assinalados/ Que da ocidental praia Lusitana...".

Se retirarmos uma parte do texto, devemos assinalá-lo com parêntesis curvos ou retos, ou seja, assim (...) ou assim [...]. Teremos depois de referir o autor e a obra de onde se retirou a citação. 

Muitos alunos limitam-se a copiar textos inteiros sem fazer qualquer referência às fontes de onde tiraram a informação. Isto é completamente errado! Chama-se “Plágio”! Deve-se, sempre que copiamos o que os outros disseram, fazer-se citações. 

CONCLUSÃO  

A conclusão é obviamente o final do trabalho. Deve ser breve e nela se faz uma síntese do assunto que se desenvolveu anteriormente. 

BIBLIOGRAFIA 

Para indicação da bibliografia deve indicar-se por esta ordem os seguintes aspetos, separados por vírgulas: 

- Último nome do autor, isto é o apelido, em maiúsculas, seguido de vírgula e do nome próprio

(CAMÕES, Luís de); 

- Data da edição (se não tiver data de edição escreve-se s/d, que significa sem data). 

- Título da obra em itálico;

- Número do volume; 

- Nome da editora; 

- Local da edição; 

Exemplo: CAMÕES, Luís de (1978), Os Lusíadas, Figueirinhas: Porto. 

Na lista bibliográfica, os autores devem ficar por ordem alfabética de apelidos.  

Se a publicação não tiver autor definido, o título deve ser escrito em maiúsculas. 

Exemplo: NOVA ENCICLOPÉDIA VERBO JUVENIL (1977), Volume V, Editorial Verbo: Lisboa 

Para saberes mais sobre como fazer citações bibliográficas ou elaborar bibliografias, consulta o

guia  Referências bibliográficas e citações: Como fazer?”

 ANEXOS 

Os anexos podem ser mapas, gravuras, fichas inquéritos, gráficos, e outros documentos. Servem

para completar e fundamentar as afirmações feitas ao longo do trabalho. 

5ª Etapa: apresentação e ilustração do trabalho

APRESENTAÇÃO 

Uma boa apresentação, agrada à vista e influencia positivamente quem lê. 

Para que um trabalho tenha um aspeto agradável dever-se-á: 

- Usar folhas lisas, brancas, de formato A4; 

- A primeira página deverá ser a capa;

- A segunda página deve ser a folha de rosto;

- Na terceira página, apresentar o índice; 

- Na quarta página, apresentar a introdução e nas seguintes o desenvolvimento do trabalho;

- Na última folha, dever-se-á inserir a bibliografia e de seguida os anexos, caso existam; 

- Pôr títulos e subtítulos de forma bem saliente e numerados; 

- Deixar margens do lado da página que permitam anotações por parte do professor e a encadernação do trabalho; 

- Fazer uma caligrafia legível quando não for possível utilizar computador ou máquina de escrever; 

- Não entregar folhas riscadas ou cheias de emendas; 

- Numerar as páginas, exceto a capa; 

- Numerar e legendar todas as figuras; 

- Pôr capas protetoras no trabalho - folha de acetato, cartolinas, etc. 

Se usares um processador de texto para fazeres o trabalho, por exemplo o Microsoft Word, podes recorrer a algumas das suas funcionalidades para melhorar a apresentação do trabalho: 

A. CABEÇALHO E RODAPÉ  

Estes elementos são utilizados para identificar as páginas do teu trabalho. Geralmente, no

cabeçalho coloca-se o nome da escola e o nome do trabalho e no rodapé coloca-se o nome dos

autores do trabalho, a data e o nº da página. 

Como inserir cabeçalho e rodapé?  

B. PAGINAÇÃO 

A paginação começa na folha de rosto, sendo que só aparece a partir da Introdução. Por exemplo, numa sequência que tem Folha de Rosto - Sumário - Introdução, a Introdução é portanto a página de número 3. 

O número da página pode ser inserido em qualquer dos cantos da folha, mas o mais utilizado é no canto inferior direito. 

C. NOTAS DE RODAPÉ (topo) 

São muito úteis quando queres chamar a atenção do leitor para determinado facto. Geralmente

utiliza-se para associar Anexos ao texto ou para fazer uma referência bibliográfica a uma citação utilizada no texto. 

D. LETTERING 

Deves utilizar tipos de letra simples, como o Arial, e corpo de texto 11 (nos títulos podes utilizar 14) ou o Times New Roman, e corpo de texto 12 (nos títulos podes utilizar 14). 

E. ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS 

Deixa o texto respirar. Se as linhas estiverem muito juntas, os teus textos irão parecer uma

enorme mancha, retirando-lhes visibilidade. O ideal é deixar 1.5 entre linhas para se ler melhor. 

F. MARGENS 

É preciso ter muita atenção com as margens. O lado esquerdo da folha deve ter sempre espaço

suficiente para a encadernação. As restantes margens têm de ter dimensão suficiente para o texto "respirar". 

Medidas: 

Margem superior: 3 cm 

Margem inferior: 2,5 cm 

Margem da direita: 2,5 cm 

Margem da esquerda: 2,5 cm 

G. FORMATO 

O melhor formato é o A4 vertical ou horizontal. Para além de facilitar a impressão e a encadernação, facilita a leitura e a arrumação. 

ILUSTRAÇÃO 

Qualquer tema pode ser ilustrado recorrendo a gravuras, fotografias, mapas, gráficos, etc. Todas as imagens devem estar sempre relacionadas com o texto e deverão ser colocadas próximo do assunto que ilustram. Deverão ter sempre uma legenda explicativa. 

6ª ETAPA: IMPRESSÃO 

Se fizeste o teu trabalho num processador de texto, a etapa que se segue é a da impressão.

Regra número um: assegura-te que tens sempre um tinteiro a mais em casa. A qualquer momento pode faltar a tinta na impressora. 

Se o trabalho tiver mais que vinte páginas, vai imprimindo aos poucos. Por vezes falta a tinta ou

as folhas encravam na impressora e são desperdiçadas várias folhas. 

Nunca deixes a impressora sozinha. Pode ser uma seca estar ali a olhar para as folhas a sair da

impressora, mas mais vale prevenir que remediar. Muitas vezes a impressora "engole" mais que

uma folha ou as folhas encravam. Por isso, é melhor ficar de olho nela.

7ª ETAPA: ENCADERNAÇÃO 

A última tarefa é a encadernação. As duas formas mais utilizadas são as argolas ou as baguetes.

As argolas são mais práticas, mas exigem uma máquina própria. Com as baguetes, tu próprio

podes fazer a encadernação, acrescentando uma folha de cartolina para a contracapa e uma folha de acetato para a capa. 

RESUMINDO: 

Para levar a bom termo a realização de um trabalho escrito deve-se: 

- Escolher os temas de acordo com a capacidade individual, as fontes de consulta e o tempo

disponível; 

- Definir com clareza os objetivos do trabalho; 

- Procurar informações nas bibliotecas, mas não desprezar outras fontes; 

- Arrumar as ideias em esquema, antes de começar a redigir, 

- Não copiar sem citar; 

- Transcrever com fidelidade as ideias dos outros; 

- Identificar as fontes de informação; 

- Cuidar da apresentação do trabalho; 

- Pedir a orientação do professor nas várias etapas do trabalho. 

 

Bibliografia consultada: 

GOMES, Isabel et al. (1995), Eu vou fazer um trabalho, Porto Editora: Porto.

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