Guião - Como realizar um trabalho escrito
Realizar um trabalho escrito é pegar num
tema, clarificá-lo e tomar uma posição sobre o mesmo.
Para isso, deve-se utilizar bibliografia
adequada.
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- Recolha de informação (capacidade de pesquisa, de leitura e de síntese); |
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- Tratamento rigoroso da informação (saber citar um texto de outrem, etc); |
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- Organização da informação; |
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- Apresentação do trabalho de acordo com as regras estabelecidas. |
Quando o trabalho é da livre iniciativa do aluno, este deve escolher o tema tendo em conta três critérios fundamentais:
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- A capacidade individual não deve escolher tarefas superiores às suas capacidades; |
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- As fontes de consulta - é necessária a existência de documentação para consulta e se esta está ou não acessível; |
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- O tempo que dispõe se o tempo for curto, há necessidade de limitar a investigação; |
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- Se o aluno souber com rigor o que se pretende com o trabalho, evitará atrapalhações e dificuldades na sua elaboração; |
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- Deverá escolher um tema que vá de encontro aos seus interesses. |
Uma vez escolhido o tema que o aluno vai abordar, este deve começar por saber que obras tratam desse tema e se estão à sua disposição (bibliotecas, livrarias, etc...).
As fontes de informação mais acessíveis são as obras escritas que o aluno tem ao seu dispor na biblioteca da escola. Para recolha dessa informação existem três fontes essenciais:
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- Dicionários: definem o sentido das
palavras; |
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- Enciclopédias: oferecem uma visão geral
do assunto; |
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- Livros especializados: desenvolvem os
temas. |
No entanto, existem outras fontes que podem ser consultadas:
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- Meios de comunicação: jornais, revistas,
internet; |
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- Entrevistas diretas a pessoas competentes
na matéria; |
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- Visitas de estudo… |
Quando existem muitas fontes que o aluno pode
consultar põe-se a pergunta:
Por onde começar?
Deve-se sempre começar pela consulta de uma obra de informação geral sobre o tema, por exemplo uma enciclopédia ou um manual.
A recolha de informação poderá ser feita através de:
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- Tomada de notas |
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- Pequenos resumos |
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- Palavras-chave |
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- Esquemas/mapas |
3º Etapa: o plano do trabalho
Depois de reunida toda a informação, é conveniente elaborar um plano do trabalho para evitar que este seja vago e confuso porque não existiu uma ordenação das ideias.
Deste plano resultará:
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A divisão do trabalho em capítulos e/ou subcapítulos; |
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Os aspetos ou ideias que se vão apresentar. |
A informação deve ser selecionada conforme o
tema em estudo. Deverá ser eliminada toda a informação supérflua e confusa e a
isto chama-se filtragem da informação.
Após a filtragem, é necessário ordenar as
ideias. Ordenar é "arrumar" as informações numa sequência lógica.
Para tal, pode -se fazer um índice esquemático ou uma lista de palavras ou ideias-chave.
Este plano do trabalho poderá ser alterado
durante a elaboração do trabalho.
De acordo com o plano, procuram-se as
informações nas fontes já citadas.
Feito este plano, poder-se-á estabelecer uma calendarização provisória. Para isso consulta o final desta ficha.
4º Etapa: redação do trabalho
Se foi feito um bom plano, a redação do
trabalho será muito mais fácil.
Eis algumas sugestões que deves ter em conta quando redigires o trabalho:
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- Nunca utilizes termos ou conceitos sem os definires; |
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- Procura utilizar frases afirmativas em vez de frases negativas; |
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- Constrói frases curtas; |
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- Procura que cada parágrafo corresponda a apenas uma ideia; |
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- Procurar espaçar as linhas, sem exagerar, a fim de facilitar a leitura; |
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- Deverás utilizar o itálico ou o sublinhado nos seguintes casos: títulos de livros, poesias, filmes, canções, peças de teatro e obras de arte; palavras estrangeiras; |
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Frases ou palavras que queiras evidenciar. |
De um modo geral, um trabalho escrito deverá conter por esta ordem: capa, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexo (facultativo).
CAPA
A capa é a montra do teu trabalho. É a
primeira imagem que surge associada ao teu trabalho e não te esqueças: a
primeira impressão conta muito. A capa pode ser simples (só com os elementos
essenciais - nome da escola, título do trabalho, nome da disciplina,
identificação do aluno - nome, ano, turma, número - e data) ou pode conter desenhos,
gravuras e fotografias alusivas ao seu conteúdo.
FOLHA DE ROSTO
É a folha que vem logo depois da Capa e
apresenta uma identificação mais detalhada sobre o Trabalho, nomeadamente:
- O nome da Escola;
- A disciplina a que se destina o trabalho e
o nome do professor;
- O título do trabalho;
- O nome dos autores, ano, turma e número;
- Data e ano letivo.
SUMÁRIO/ÍNDICE
Aqui são listados com numeração todos os
títulos e subtítulos que utilizaste ao longo do trabalho.
Deves indicar a página correspondente a cada
um de acordo com a paginação geral do trabalho, que é iniciada na página de
rosto e que corresponde à página 1.
Usando o Word para criar índices: utiliza o Índice automático.
Podes/deves criar um índice de ilustrações/ figuras; de gráficos; de tabelas; de abreviaturas e de siglas.
CORPO DO TRABALHO
INTRODUÇÃO
Na introdução, informa-se o leitor sobre o tema que se vai tratar e como se vai tratá-lo. Pode-se também referir os motivos da escolha do tema, as dificuldades encontradas para o estudar e as vantagens de estudar o assunto, bem como outras informações que se considerem importantes.
DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento ou corpo do trabalho é a sua parte central. Deve ser redigido em texto e não por tópicos e pode ser ilustrado. Pode dividir-se em várias partes (capítulos ou subcapítulos). Este texto é escrito tendo por base as informações recolhidas. Podem ser feitas citações dos autores consultados. As citações devem ser curtas e devem estar bem destacadas entre aspas.
Exemplo: "As armas e os barões assinalados/ Que da ocidental praia Lusitana...".
Se retirarmos uma parte do texto, devemos assinalá-lo com parêntesis curvos ou retos, ou seja, assim (...) ou assim [...]. Teremos depois de referir o autor e a obra de onde se retirou a citação.
Muitos alunos limitam-se a copiar textos inteiros sem fazer qualquer referência às fontes de onde tiraram a informação. Isto é completamente errado! Chama-se “Plágio”! Deve-se, sempre que copiamos o que os outros disseram, fazer-se citações.
CONCLUSÃO
A conclusão é obviamente o final do trabalho. Deve ser breve e nela se faz uma síntese do assunto que se desenvolveu anteriormente.
BIBLIOGRAFIA
Para indicação da bibliografia deve
indicar-se por esta ordem os seguintes aspetos, separados por vírgulas:
- Último nome do autor, isto é o apelido, em
maiúsculas, seguido de vírgula e do nome próprio
(CAMÕES, Luís de);
- Data da edição (se não tiver data de edição
escreve-se s/d, que significa sem data).
- Título da obra em itálico;
- Número do volume;
- Nome da editora;
- Local da edição;
Exemplo: CAMÕES, Luís de (1978), Os Lusíadas, Figueirinhas: Porto.
Na lista bibliográfica, os autores devem ficar por ordem alfabética de apelidos.
Se a publicação não tiver autor definido, o
título deve ser escrito em maiúsculas.
Exemplo: NOVA ENCICLOPÉDIA VERBO JUVENIL (1977), Volume V, Editorial Verbo: Lisboa
Para saberes mais sobre como fazer citações
bibliográficas ou elaborar bibliografias, consulta o
guia “Referências bibliográficas e citações: Como fazer?”
ANEXOS
Os anexos podem ser mapas, gravuras, fichas
inquéritos, gráficos, e outros documentos. Servem
para completar e fundamentar as afirmações feitas ao longo do trabalho.
5ª Etapa: apresentação e ilustração do trabalho
APRESENTAÇÃO
Uma boa apresentação, agrada à vista e
influencia positivamente quem lê.
Para que um trabalho tenha um aspeto agradável dever-se-á:
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- Usar folhas lisas, brancas, de formato A4; |
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- A primeira página deverá ser a capa; |
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- A segunda página deve ser a folha de rosto; |
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- Na terceira página, apresentar o índice; |
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- Na quarta página, apresentar a introdução e nas seguintes o desenvolvimento do trabalho; |
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- Na última folha, dever-se-á inserir a bibliografia e de seguida os anexos, caso existam; |
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- Pôr títulos e subtítulos de forma bem saliente e numerados; |
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- Deixar margens do lado da página que permitam anotações por parte do professor e a encadernação do trabalho; |
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- Fazer uma caligrafia legível quando não for possível utilizar computador ou máquina de escrever; |
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- Não entregar folhas riscadas ou cheias de emendas; |
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- Numerar as páginas, exceto a capa; |
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- Numerar e legendar todas as figuras; |
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- Pôr capas protetoras no trabalho - folha de acetato, cartolinas, etc. |
Se usares um processador de texto para
fazeres o trabalho, por exemplo o Microsoft Word, podes recorrer a algumas das
suas funcionalidades para melhorar a apresentação do trabalho:
A. CABEÇALHO E
RODAPÉ
Estes elementos são utilizados para
identificar as páginas do teu trabalho. Geralmente, no
cabeçalho coloca-se o nome da escola e o nome
do trabalho e no rodapé coloca-se o nome dos
autores do trabalho, a data e o nº da
página.
Como inserir cabeçalho e rodapé?
B. PAGINAÇÃO
A paginação começa na folha de rosto, sendo
que só aparece a partir da Introdução. Por exemplo, numa sequência que tem
Folha de Rosto - Sumário - Introdução, a Introdução é portanto a página de
número 3.
O número da página pode ser inserido em qualquer dos cantos da folha, mas o mais utilizado é no canto inferior direito.
C. NOTAS DE RODAPÉ (topo)
São muito úteis quando queres chamar a
atenção do leitor para determinado facto. Geralmente
utiliza-se para associar Anexos ao texto ou para fazer uma referência bibliográfica a uma citação utilizada no texto.
D. LETTERING
Deves utilizar tipos de letra simples, como o Arial, e corpo de texto 11 (nos títulos podes utilizar 14) ou o Times New Roman, e corpo de texto 12 (nos títulos podes utilizar 14).
E. ESPAÇAMENTO
ENTRE LINHAS
Deixa o texto respirar. Se as linhas estiverem muito juntas, os teus textos irão parecer uma
enorme mancha, retirando-lhes visibilidade. O ideal é deixar 1.5 entre linhas para se ler melhor.
F. MARGENS
É preciso ter muita atenção com as margens. O
lado esquerdo da folha deve ter sempre espaço
suficiente para a encadernação. As restantes margens têm de ter dimensão suficiente para o texto "respirar".
Medidas:
Margem superior: 3 cm
Margem inferior: 2,5 cm
Margem da direita: 2,5 cm
Margem da esquerda: 2,5 cm
G. FORMATO
O melhor formato é o A4 vertical ou horizontal. Para além de facilitar a impressão e a encadernação, facilita a leitura e a arrumação.
ILUSTRAÇÃO
Qualquer tema pode ser ilustrado recorrendo a gravuras, fotografias, mapas, gráficos, etc. Todas as imagens devem estar sempre relacionadas com o texto e deverão ser colocadas próximo do assunto que ilustram. Deverão ter sempre uma legenda explicativa.
6ª ETAPA: IMPRESSÃO
Se fizeste o teu trabalho num processador de
texto, a etapa que se segue é a da impressão.
Regra número um: assegura-te que tens sempre
um tinteiro a mais em casa. A qualquer momento pode faltar a tinta na
impressora.
Se o trabalho tiver mais que vinte páginas,
vai imprimindo aos poucos. Por vezes falta a tinta ou
as folhas encravam na impressora e são
desperdiçadas várias folhas.
Nunca deixes a impressora sozinha. Pode ser
uma seca estar ali a olhar para as folhas a sair da
impressora, mas mais vale prevenir que
remediar. Muitas vezes a impressora "engole" mais que
uma folha ou as folhas encravam. Por isso, é melhor ficar de olho nela.
7ª ETAPA: ENCADERNAÇÃO
A última tarefa é a encadernação. As duas
formas mais utilizadas são as argolas ou as baguetes.
As argolas são mais práticas, mas exigem uma
máquina própria. Com as baguetes, tu próprio
podes fazer a encadernação, acrescentando uma folha de cartolina para a contracapa e uma folha de acetato para a capa.
RESUMINDO:
Para levar a bom termo a realização de um trabalho escrito deve-se:
- Escolher os temas de acordo com a
capacidade individual, as fontes de consulta e o tempo
disponível;
- Definir com clareza os objetivos do
trabalho;
- Procurar informações nas bibliotecas, mas
não desprezar outras fontes;
- Arrumar as ideias em esquema, antes de
começar a redigir,
- Não copiar sem citar;
- Transcrever com fidelidade as ideias dos
outros;
- Identificar as fontes de informação;
- Cuidar da apresentação do trabalho;
- Pedir a orientação do professor nas várias
etapas do trabalho.
Bibliografia consultada:
GOMES, Isabel et al. (1995), Eu vou fazer um
trabalho, Porto Editora: Porto.
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