Recursos Abertos

Pesquisa Modelo Big 6

 Guião de Pesquisa - Modelo Big 6

 

Ao longo da tua vida escolar, uma das tarefas mais importantes com que te vais deparar é a realização de trabalhos. Ora isto muitas vezes levanta vários problemas. Como e por onde começar? Onde encontrar a informação necessária? O que fazer com essa informação? Como organizar e apresentar a informação? Com este guia, vamos ensinar-te a resolveres os problemas de informação, utilizando um modelo em seis etapas, que normalmente se designa de Modelo Big 6.

 As 6 etapas:

1.     Que tema vou tratar? (Definição do tema)

2.     Como encontrar a informação? (Estratégias de pesquisa)

3.     Como selecionar a informação? (Localização e acesso)

4.     Como recolher a Informação? (Utilização de informação)

5.     Como tratar a informação? (Síntese)

6.     Como avaliar o meu trabalho? (Avaliação)

O que é a Informação?

 Informação é o conjunto de todos os dados que podemos consultar, recolher e utilizar na elaboração de um trabalho.


1ª Etapa: Que tema vou tratar?

O tema pode ser dado pelo professor ou escolhido por ti. De uma maneira ou de outra, o tema tem de estar claramente definido, nunca suscitando dúvidas. Assim deves, antes de começar a investigação, responder às seguintes questões:

- Qual o tema que vou tratar?

- Que subtemas devo desenvolver?

- Que tipo de trabalho vou realizar?

- Que conhecimentos prévios tenho sobre este tema?

- O que quero saber?

 

2ª Etapa: Como encontrar a informação?

Depois de definires claramente o tema, tens de decidir que tipo de informações precisas para esse tema e onde a podes encontrar.

 Como e onde devo procurar a informação?

 Que fontes de informação tenho ao meu dispor?

 Quais são as melhores?

 Podes encontrar informação em:

- Suporte de papel – livros, dicionários, enciclopédias, jornais e revistas

- Suporte digital – CD, DVD

- Internet – endereço único, página Web, ou um motor de busca como: Google, entre outros.

 

3ª Etapa: Como selecionar a informação?

Nesta etapa vais iniciar as tuas pesquisas propriamente ditas. Utiliza as palavras-chave que estabeleceste na etapa anterior, consulta os índices dos livros ou faz pesquisa na internet, utilizando de preferência várias técnicas.

 A que fontes posso aceder?

 Onde se encontra a informação em cada uma das fontes?

 Analiso os documentos que encontrei, escolho os que considero úteis e registo informação sobre os mesmos?

 Consulto os sites selecionados e anoto os que me interessam?

 

4ª Etapa: Como recolher informação? 

Depois de localizares e acederes às diversas fontes, deves analisar a informação disponível e decidir o que interessa para o teu trabalho. Para retirar a informação necessária, podes, por exemplo:

 Tirar notas.

 Fazer resumos.

 Transcrever situações importantes.

 Registar numa base de dados.

 Fazer um esquema.

 Nesta fase, deves sempre tomar nota da informação utilizada para depois incluíres na bibliografia.

 

5ª Etapa: Como tratar a informação? 

Selecionada e recolhida a informação nas fontes à tua disposição, está na altura de elaborares o teu trabalho, procurando responder às questões que definiste na primeira etapa. Deves então pensar na forma como vais apresentar o trabalho:

- Um trabalho escrito?

- Uma apresentação multimédia (Microsoft PowerPoint, …)?

- Uma página da internet (Blogue)?

Escolhe a forma mais adequada de acordo com o tipo de trabalho e a informação reunida e de acordo com as tuas capacidades. Deves cumprir os seguintes passos:

- Releio todas as minhas notas.

- Organizo-as de acordo com a sua importância.

- Transcrevo as informações mais importantes.

- Elaboro tabelas de dados, faço gráficos…

- Registo conclusões.

Nunca se deve copiar um conteúdo na íntegra e/ou adulterá-lo. Deves explicar por palavras tuas o que aprendeste com a informação recolhida e indicar sempre a fonte das citações que fizeres, que devem sempre estar entre aspas ou itálico.

 

6ª Etapa: Como avaliar o meu trabalho?

Esta é a última etapa que deve ser feita por ti. Deves então responder às seguintes questões sobre o teu trabalho:

 A tarefa foi concluída?

 Corresponde as expectativas do professor?

 Poderia ter feito melhor?

 Obtive as informações de que necessitava?

 O que foi que aprendi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário