Recursos Abertos

23 de fevereiro de 2022

Dia Internacional da Língua Materna – 21 de fevereiro


 O Dia Internacional da Língua Materna reconhece que as línguas e o multilinguismo podem promover a inclusão. A UNESCO acredita que a educação, baseada na primeira língua ou língua materna, deve começar desde os primeiros anos, pois os cuidados e a educação na primeira infância são a base da aprendizagem.

 O tema do Dia Internacional da Língua Materna de 2022 , “Usando a tecnologia para a aprendizagem multilíngue: desafios e oportunidades”, levanta o papel potencial da tecnologia para promover a educação multilíngue e apoiar o desenvolvimento de ensino e aprendizagem de qualidade para todos.

 A tecnologia tem o potencial de enfrentar alguns dos maiores desafios da educação hoje. Pode acelerar os esforços para garantir oportunidades de aprendizagem ao longo da vida equitativas e inclusivas para todos se for guiado pelos princípios fundamentais de inclusão e equidade. A educação multilingue baseada na língua materna é uma componente chave da inclusão na educação.

 Durante o fecho das escolas devido ao COVID-19, muitos países à volta do mundo usaram soluções baseadas na tecnologia para manter a continuidade da aprendizagem. Mas muitos alunos não tinham o equipamento necessário, acesso à internet, materiais acessíveis, conteúdo adaptado e apoio humano que lhes permitisse seguir o ensino à distância. Além disso, ferramentas, programas e conteúdos de ensino e aprendizagem a distância nem sempre são capazes de refletir a diversidade linguística.

 https://www.un.org/en/observances/mother-language-day

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário